No Brasil, quase tudo termina em pizza! Mas é claro, né?

No país são produzidas mais de um milhão de pizzas por dia, segundo dados da Associação de Pizzarias Unidas de São Paulo. A capital dos paulistanos é a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, só perde para Nova York, nos Estados Unidos. Ainda de acordo com o levantamento, em todo o país são gastos mais de R$ 22 bilhões com o alimento. Massa fina é a preferência nacional e calabresa é o sabor mais pedido.

O prato é tão importante no mundo todo que tem uma data só para si. O Dia da Pizza é celebrado em 10 de julho no Brasil, e não faltam pizzarias para celebrar a data – ainda que seja por meio do delivery nessa pandemia. Com sabores bastante diversificados, nem dá para enjoar do prato. “Aqui são mais de 50 sabores”, diz André Jenior Lotufo, pizzaiolo e proprietário da Pizzaria Geppetto, localizada há dez anos dentro do Residencial Aldeia do Vale, em Goiânia, a qual segue ativa durante a pandemia, fazendo entregas no condomínio horizontal e também dá a opção dos moradores irem até lá buscar suas pizzas.

Essa diversidade de sabores também se repete na Itália, berço do prato. André relata que elas diferem dentre as regiões, mas afirma que no geral o italiano gosta de massa mais grossa e menos recheio, enquanto o brasileiro já gosta da massa mais fina.

Em família
Descendente de italiano, André conta que a Geppetto é uma extensão dos hábitos da família. “Meu pai fez um forno à lenha em casa e fazia pizza para a gente desde criança, então ela sempre esteve presente em minha vida”, revela ele, que começou a trabalhar no ramo com o pai, Marcos Amaral Lotufo, em 1996, quando este abriu uma pizzaria no Setor Pedro Ludovico, em Goiânia.

Desde 2009, recebeu o convite para montar a pizzaria dentro do Aldeia do Vale. “Ter um negócio dentro de um condomínio fechado é bacana, você praticamente conhece todo mundo, é uma experiência quase que familiar”, salienta André, feliz por levar um costume quase que embrionário para um lugar onde ele se sente em casa. São pelo menos 40 entregas todos os dias, e há momentos que o volume de pedidos dobra.

Curiosidade
Ao contrário do senso comum, a pizza não foi criada na Itália. Muitos concordam que a história da pizza possivelmente começou há cerca de 6 mil anos, no Egito antigo, onde uma massa feita a partir de farinha e água passou a ser consumida. Posteriormente, os gregos adicionaram arroz e grão-de-bico à essa mistura, assando a massa em tijolos quentes. Outro povo que contribuiu foram os fenícios, que passaram a colocar carne e especiarias na massa assada. Segundo historiadores, a massa vinda do Oriente Médio chegou à Europa pelas mãos dos turcos muçulmanos durante as cruzadas. Com um dos portos mais movimentados da época, Nápoles foi a primeira região a receber a invenção, e foi ali que a história da pizza se desenvolveu até o formato atual.


Receita integral é opção  saudável

Ingredientes utilizados substituem composição tradicional da receita, trazendo benefícios para a saúde.

A substituição de alguns ingredientes pode tornar a pizza mais saudável e equilibrada. “Quando optamos por uma massa integral, por exemplo, temos fibras, antioxidantes e gorduras boas, que vão dar a sensação de saciedade e ajudar no trânsito intestinal. A receita também é uma opção para pessoas com dietas restritivas, que precisam controlar o colesterol ou perder peso”, comenta a engenheira da Jasmine Alimentos, empresa especializada em alimentos saudáveis.

Confira como combinar ingredientes em uma receita de massa integral:

Massa integral é rica em fibras, antioxidantes e gorduras boas

Ingredientes para uma pizza (6 pedaços)

  • 2 xícaras de chá de Farinha de Trigo Integral 
  • 1 colher de sopa de margarina light
  • 1 colher de sopa de Chia em Grãos 
  • 1 colher de sopa de Linhaça Marrom 
  • 1 xícara de chá de água morna
  • 15 g de fermento biológico seco
  • Sal Marinho  a gosto

Modo de preparo:

  • Misture a água morna com o sal e dilua bem o fermento;
  • Em seguida, junte com os outros ingredientes e sove a massa até ficar bem macia;
  • Abra a massa em uma forma de pizza e faça furos com um garfo. Leve para assar em um forno pré-aquecido a 200ºC por 10 minutos;
  • Retire do forno e deixe esfriar. Em seguida, acrescente o recheio à sua escolha e coloque novamente no forno na temperatura de 180ºC por 10 minutos;
  • Pode servir!

Para cobrir a massa, a indicação é o molho de tomate orgânico, que é livre de agrotóxicos. Entre as opções de recheios recomendados pela engenheira de alimentos estão: marguerita, palmito, frango desfiado, rúcula com tomate seco ou brócolis.

É interessante acrescentar vegetais, queijos magros e evitar embutidos e carnes gordurosas. A receita traz uma combinação de ingredientes ricos em vitaminas, proteínas, minerais e fibras, que auxiliam no bom funcionamento do organismo”.


Pizza de Mussarela de Búfala com Rúcula com massa de biscoitos

Ingredientes
2 embalagens de Biscoito Água e Sal
200 g de muçarela de búfala em rodelas (pode ser a comum, se preferir)
1 colher (chá) de sal
30g de manteiga em temperatura ambiente
15g de fermento para pão
A gosto azeite, orégano, manjericão e folhas de rúcula
100g de requeijão
2 xícaras (chá) de molho de tomate
1 colher (chá) de açúcar 

Modo de preparo:

– Leve ao processador o biscoito, bata até obter uma farofa e reserve

– Em uma tigela média, junte 15g de fermento para pão, 1 colher (chá) de açúcar e misture até dissolver bem, junte 30g de manteiga, 1 colher (chá) de sal, 250ml de água morna e mexa delicadamente. Junte aos poucos a farofa de biscoito e amasse até obter uma massa homogênea. Cubra a massa e deixe crescer por 20 minutos.

– Unte com óleo uma forma média para pizza, acomode a massa e leve ao forno médio (180º) para pré assar.

– Retire do forno, espalhe por cima 2 xícaras (chá) de molho de tomate, colheradas de 100g de requeijão, rodelas de 200g de muçarela de búfala, polvilhe orégano e volte ao forno por mais 5 minutos.

– Retire do forno, acomode as folhas de manjericão e rúcula, regue com azeite e sirva a seguir.

Rendimento:2 pizzas médias


Pizza de Panceta

Ingredientes:
Para a massa de pizza caseira:
500 g de farinha de trigo
300 ml de água
25 g de fermento
10 g de sal

Para o recheio:
250 g de muçarela
100 g de queijo parmesão
100 g de Panceta Buona Itália fatiada
3 unidades de tomate
Azeitonas pretas e verdes
Azeite de oliva

Modo de Preparo
Prepare a massa: Derreta o fermento em água morna. Uma vez dissolvido, adicione-o à farinha juntamente com o sal;
Misture até obter uma massa bem homogênea e sove até que fique bem lisa;
Cubra a massa com filme plástico por 5 minutos. Sove novamente e separe em partes iguais. Cubra e deixe descansar por mais 10 minutos.
Unte as assadeiras de pizza e estique cada parte de massa até a borda da forma.
Deixe descansar em temperatura ambiente por 10 a 15 minutos antes de levá-la ao forno ou antes de colocar o molho.

Montagem: 
Corte os tomates em fatias finas, rale o queijo parmesão e corte a panceta em fatias finas;
Asse a massa em forno preaquecido a 230 °C até dourar levemente a base;
Enquanto isso, rale grosseiramente a muçarela e corte os tomates em fatias finas. Retire a pizza do forno, cubra a massa com as fatias de tomate, a muçarela, depois a panceta, queijo parmesão, azeitonas e volte ao forno até dourar bem a superfície. Sirva imediatamente.
Rendimento: de 2 a 3 pizzas