Quem não pensou durante a quarentena em mudar o visual de casa ou do negócio? Uma parede diferente, uma pintura mais moderna, novas cores. Uma infinidade de ideias para quem começou a passar mais tempo em casa ou para quem pensou em dar um up no negócio com a reabertura do comércio. Mas, como ter a pintura perfeita e criativa?

As pinturas das paredes e tetos, com todas as suas opções de cores e técnicas, influenciam muito na aparência do espaço e podem transformá-lo completamente, com um enorme impacto visual e baixo custo. “ É importante ressaltar que mais do que usar as atuais tendências do design de interiores para um maior impacto visual é necessário pensar em estratégias que as relacionem com outros elementos visuais do ambiente, como o mobiliário da casa, a iluminação, dimensão, e principalmente os visitantes, de uma forma criativa e que chame a atenção”, ressalta Isadora Lopes, da Go Up Arquitetura.

A pintura e a setorização:

Uma boa ideia para estabelecimentos comerciais é utilizar a pintura para setorizar seus espaços, ou seja, delimitar exatamente em quais áreas ocorrem determinadas atividades.

Um bom exemplo é o projeto retrofit desenvolvido pela equipe Go Up Arquitetura em um restaurante em São Paulo. O vermelho foi usado para delimitar a área do caixa e dos banheiros, deixando clara a leitura do espaço e fazendo com que os clientes possam encontrá-la rapidamente. Para esses “pontos focais” a escolha da cor pode se dar pela sensação que se almeja transmitir. “O vermelho, segundo a psicologia das cores, transmite a velocidade – elemento ideal para o caixa de um restaurante – ou até mesmo pela mesma cor escolhida para identidade da marca, como foi o caso do segundo restaurante”, ressalta a arquiteta Amanda Mori, da Go Up Arquitetura.

Restaurante Aneto, em São Paulo. Destaque para o vermelho em projeto de retrofit

A pintura e a forma

Não é apenas de abstrações que se vivem os grandes projetos arquitetônicos. Às vezes quando o sentido literal de um elemento é utilizado no projeto, com forma bem delimitada e de fácil leitura, uma enorme atenção é dada a ele. Relacionar a pintura com formas e figuras é algo que exige criatividade, mas quando essa é alcançada, resultados incríveis aparecem.

Para exemplificar isso, temos a seguir quatro exemplos de projetos. No primeiro a pintura geométrica se relaciona com a forma de casinha do berço, delimitando e trazendo à tona a visão dele para o quarto da criança, tornando o ambiente ainda mais lúdico.

Já no segundo, uma simples parede descascada delimita as nuvens atrás do balão da cena – efeito que também poderia ser alcançado com a pintura em cimento queimado.

O terceiro deixa nítido o quanto a pintura geométrica em amarelo simula a forma de raios de luz vindos das luminárias pendentes. Ideias simples, mas que chamam a atenção.

Por fim, o último exemplo é a própria forma, a utilização da tinta lousa permite que qualquer desenho possa ser feito na parede e mudado a qualquer instante.

A pintura e a iluminação

É interessante ficar atento no quanto uma simples iluminação pode dar vida a pintura e trazer significados a ela. No projeto do Burgermatch, o teto recebeu apenas uma pintura lisa preta, porém a inserção de luzes de Natal mudou completamente o espaço, criando um céu “estrelado” e tornando-o lúdico e memorável para o usuário com esse simples recurso de baixo custo. O mesmo ocorre no dormitório, com luz das luminárias pendentes para trazer impacto visual na pintura “Universo Paralelo” da Suvinil.

Hamburgueria BurgerMatch e parede Universo Paralelo, em projeto de apartamento. Luzes que transformam a pintura

A pintura e a dimensão

Quando o obstáculo a ser enfrentado é a dimensão do ambiente, as opções de pintura resolvem isso facilmente. No primeiro exemplo, o uso da faixa de cor unindo o teto e o final do corredor, proporciona profundidade a esse, criando a sensação de sua amplitude. Já no segundo exemplo, a pintura bicolor cria uma faixa horizontal em todo o ambiente, fazendo-o parecer mais largo. São diversas as formas de mudar visualmente as dimensões dos espaços apenas com tinta!

A pintura e os móveis

Combinar a pintura com os móveis do ambiente é uma ideia que sem dúvidas traz bons resultados visuais, pois o integra completamente facilitando sua leitura. Nesse sentido, a determinação de uma paleta de cores é importante, visto que assim o gosto pessoal do morador é expresso em todos espaço em que ele irá conviver grande parte de seu dia.