Washington Silvera lança livro  que relaciona arte e gastronomia
O livro reúne objetos, fotografia e experimentos inspirados no alimento

No dia 31 de maio 2017, o artista plástico e chef de cozinha Washington Silvera, professor dos cursos de gastronomia do Centro Europeu, lança na cidade de Curitiba o seu livro “Kitchen Dub Experience”. A obra reúne objetos, fotografias e experimentos do jantar-performance Kitchen Dub Experience (KDE), que teve dez edições realizadas em São Paulo e, também, na capital paranaense.

Washington iniciou o projeto KDE em 2012, numa ação paralela ao evento SP-Arte, com o objetivo de promover o encontro entre público e artista em ação. Em uma cozinha profissional montada especialmente para o evento, o espectador vê-se envolvido em uma experiência ao vivo intensamente sinestésica, da qual participam outros artistas convidados: sente os cheiros dos alimentos, ouve os ruídos das panelas chiando, ampliados e transformados em base sonora para a trilha musical improvisada, e vê imagens da montagem dos pratos, captadas e editadas ao vivo. Ao fim da encenação, é chegada a hora de exercitar o paladar com a degustação das refeições.
Desde então, o processo poético da construção do KDE foi agregando novos elementos e desafios como, por exemplo, um terrário feito de plantas comestíveis e o Alfabeto Aromático, um conjunto de frascos com 56 odores de temperos (cascas, sementes e folhas) que proporcionam uma série de experiências olfativas. O projeto foi todo documentado e agora deu origem ao livro de mesmo nome, que conta com 192 páginas.
O artista transita com a mesma desenvoltura pelo espaço do ateliê e da cozinha. Melhor ainda se está em seu ateliê-cozinha, onde desconstrói os mais diversos objetos, incluindo ingredientes e utensílios culinários, dando-lhes uma aparência insólita. Dali saem obras e experimentos que relacionam arte e gastronomia como, por exemplo, um sabonete comestível que se revela uma deliciosa bavaroise de coco e cupuaçu com espuma de limão.

Washington Silvera  nasceu em Curitiba, Paraná, em 1969. É artista plástico, chef de cozinha e professor de gastronomia. Dentre as exposições individuais que realizou, estão: Inventário, no Museu Municipal de Arte – MuMa (2014); O que dizem as coisas, no Museu Afro Brasil, em São Paulo (2012); Galeria Abierta, na Plaza Joan Miró, em Barcelona, Espanha (2008); Consciência Expandida, no Memorial de Curitiba (2007); Esculturas, no Centro Cultural Brasil Estados Unidos, Curitiba (1996). Representado pela Ybakatu Espaço de Arte, de Curitiba, participou das feiras ARCO Madrid, na Espanha, de 2012 a 2014, e SP Arte, em São Paulo, de 2011 a 2014. Algumas de suas obras fazem parte de coleções particulares e instituições como o Museo de la Solidaridad da Fundación Salvador Allende em Santiago do Chile, Museu Afro Brasil em São Paulo e Ole Faarup Collection em Copenhagen.

O lançamento oficial do livro “Kitchen Dub Experience” será realizado no dia 31 de maio, a partir das 19h, na Mansão Europa do Centro Europeu (Rua Benjamim Lins, 999), no bairro Batel. O livro, viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura / Fundação Cultural de Curitiba, com o incentivo do Grupo Positivo, será vendido no local ao preço promocional de R$ 70, com renda revertida integralmente ao Instituto TMO, que apoia centros de transplante de medula óssea. Mais informações pelo telefone (41) 3016-9663.