Hotel Tierra Atacama, do Chile, lança guia com receitas de coquetéis de altitude
Ingredientes encontrados em grandes altitudes dão ainda mais sabor aos coquetéis preparados pelo barman do renomado hotel Tierra Atacama, localizado no pequeno povoado de San Pedro, no coração do Deserto de Atacama, ao norte do Chile.


Agora, as receitas estão ao alcance dos brasileiros, graças ao lançamento de um guia em português, disponível para download no link > Tierra hotels / Coquetéis do deserto

Para as preparações foram escolhidas três ervas típicas do Altiplano, a rica rica, o pingo pingo e a copa copa, riquíssimas de propriedades benéficas para a saúde, e que podem ser substituídas por produtos disponíveis no Brasil.

COPA COPA

Copa copa.

Esta erva aparece acima dos 4.200 metros sobre o nível do mar, no caminho para as Lagunas Altiplânicas, onde estão localizadas Miscanti e Meñiques. Cresce especialmente nos povoados de Ollagüe e Río Grande. As baixas temperaturas permitem o crescimento desse arbusto nativo, cujo aroma mentolado e amargo é sentido desde longe. Também é conhecida por provocar experiências oníricas.

Ingredientes para o coquetel:

  • Copo rocks esculpido
  • 0,5 oz de tequila branca macerada com copa copa*
  • 0,5oz de Absinto
  • 0,5oz de St.Germain
  • 0,5oz de Cointreau
  • 1oz de suco natural de laranja
  • Guarnição casca de laranja

Preparo:

  1. Elabore uma infusão de tequila com a erva;
  2. Acrescente todos os ingredientes para bater de 5 a 10 segundos;
  3. Sirva em copo rocks esculpido;
  4. Guarnição rama de copa copa* e casca de laranja.

*Pode ser substituído por Equinácea, uma das melhores plantas para estimular o sistema imunológico.

 

RICA RICA

Rica rica.

Das três, esta é a erva que se encontra em menor altura, não mais que a 3.000 sobre o nível do mar. No caminho do povoado de Socaire e nas Termas de Puritama podemos encontrar este arbusto, que tem um forte aroma refrescante.

Ingredientes para o coquetel:

  • Copo old fashion
  • Fruta da estação (pepino doce ou tunas) e lima
  • Gelo picado
  • de pisco macerado com rica rica*
  • 0,5oz de goma
  • Guarnição rama de rica rica*

Preparo:

  1. Amasse a fruta de temporada com o pisco em infusão de erva;
  2. Acrescente o xarope e o gelo;
  3. Bata de 5 a 10 segundos e em seguida sirva em copo baixo de whisky;
  4. Guarnição rama de rica rica*

* Pode ser substituído por Hierbabuena, um derivado de hortelã que também tem propriedades medicinais.


 

PINGO PINGO

Pingo pingo.

Superando os 3.500 metros sobre o nível do mar podemos encontrar esta erva que tem fama muito particular. É conhecida como o viagra atacamenho, já que lhe são atribuídas propriedades afrodisíacas. Tem um suculento fruto comestível de sabor doce e suas ramas desidratadas podem servir para elaborar açúcar goma para coquetéis.

Ingredientes para o coquetel:

  • Taça coupette
  • 1oz de xarope de pingo pingo*
  • 0,5oz de limão
  • 0,5oz de bitter araucano
  • 0,5oz de rum
  • Albumina
  • Guarnição rama de pingo pingo tostada*

 

Preparo:

  1. Elabore um xarope de pingo pingo: ferva a erva por cinco minutos em uma panela, envase e deixe esfriar;
  2. Coloque todos os ingredientes na batedeira, sem gelo. Em seguida acrescente o gelo e bata por mais cinco segundos;
  3. Sirva em taça coupette;
  4. Guarnição rama tostada de pingo pingo.

* Pode ser substituída por alecrim, planta conhecida por seu uso na cozinha, que também tem propriedades curativas e medicinais.


Sobre o Tierra Atacama
O premiado Tierra Atacama Hotel & Spa já se consolidou como um dos preferidos dos viajantes que procuram desafio e aventura com o máximo conforto. Localizado nos arredores do povoado de San Pedro de Atacama, no deserto de Atacama, está cercado por uma paisagem única, repleta de rios, vulcões, desfiladeiros, lagos, gêiseres, salares, dunas e termas naturais.

Todo esse cenário esplendoroso pode ser vivenciado de perto pelos hóspedes, que desfrutam de caminhadas, passeios de bicicleta, excursões a lagoas do altiplano andino e até escaladas em vulcões. O objetivo é proporcionar uma experiência inesquecível e, por isso, ao fim de um dia repleto de atividades, não faltam opções para o relaxamento. Pode-se tanto descansar nas piscinas e jacuzzi ou admirar a vista ao vulcão Licancabur sentando-se nos terraços com fogueiras. Além disso, o UMA Spa oferece os melhores tratamentos corporais baseados nos elementos naturais do deserto, como areia e sal para esfoliações, barro vulcânico para eliminar as toxinas da pele e ervas nas massagens.

Os 32 apartamentos são amplos, espaçosos e contam com ótima estrutura. Todos foram decorados com peças do artesanato local e tecidos feitos à mão, preservando a história e a tradição dos habitantes ancestrais. O ambiente interno é casual e amigável, fazendo com que os hóspedes se sintam realmente em casa. Além disso, o hotel oferece computadores, wi-fi, sala de TV e jogos de mesa.

A arquitetura do Tierra Atacama preservou uma antiga construção que existia na área e, por isso, ainda vemos muros de adobe, conservados como uma homenagem à história. Os jardins também chamam a atenção dos visitantes. Projetados pela paisagista chilena Teresa Moller, são uma mistura de plantas nativas e outras espécies incorporadas que se adaptaram ao clima.

O hotel funciona no sistema all inclusive, com todos os passeios, refeições e traslados incluídos nas tarifas, além de bebidas alcoólicas da casa e não alcoólicas.

Mais informações podem ser obtidas no site www.tierrahotels.com, telefone 0800-761-1627 (Brasil) ou com os principais operadores e agências de turismo.